CIRURGIA DE NARIZ – RINOPLASTIA
A cirurgia plástica de nariz, rinoplastia, visa a correção da estética e da função nasal. A estética nasal tem grande importância nas proporções e na harmonia facial.
As alterações da estética do nariz podem estar relacionadas ao aspecto da ponta nasal, do dorso nasal, assim como da relação de proporção entre a ponta e o dorso.
A ponta nasal pode ser corrigida pela manipulação das cartilagens, melhorando seu volume, sua definição e seu posicionamento.
Alterações ósseas e cartilaginosas do dorso nasal causam desvios ou tamanho exagerado, o que é tratado por ressecção, raspagem e/ou fratura óssea.
A cirurgia plástica de rinoplastia pode ser realizada com incisões exclusivamente dentro do nariz (rinoplastia fechada) ou associada a uma pequena incisão externa (rinolastia aberta), a qual permite a visualização direta das estruturas a serem tratadas.
A rinolastia aberta é muitas vezes indicada no tratamento da ponta nasal e nas rinoplastias secundárias (re-operações). Hoje, até 90% das rinoplastias são realizadas de maneira aberta para correção mais previsível das estruturas nasais (rinoplastia estruturada).
Tratamentos funcionais podem corrigir desvios septais e hipertrofia de cornetos, o que facilita a passagem de ar e promove grande alívio ao paciente que apresenta obstrução nasal.
A aplicação é realizada em sulcos mais profundos de expressão como entre as laterais do nariz e os lábios, o comumente chamado “bigode chinês”. As rugas mais comumente tratadas glabela (região entre os olhos), as rugas da testa, ao redor dos olhos (“pés de galinha”) e rugas verticais ao redor dos lábios (“código de barras”).
A aplicação é um procedimento realizado de forma simples e rápida em consultório, com duração de 30 a 40 minutos. O produto é injetado com uma agulha muito fina apos o uso de pomada anestésica ou ainda anestésico injetável, se houver necessidade, para maior conforto do paciente.
A área tratada pode permanecer levemente inchada ou avermelhada durante 12 a 24 horas, mas essa reação é discreta, não impedindo atividades habituais.
Deve-se evitar calor, bem como manusear o local de aplicação. Usualmente, não há necessidade de maiores cuidados, mas o uso de gelo local e anti-inflamatórios por um a dois dias podem ser necessários. Pode-se utilizar maquiagem no dia seguinte para camuflar algum área de vermelhidão.
É pouco freqüente o surgimento de equimoses (manchas roxas), e nestes casos o paciente deve evitar exposição ao sol, para que não ocorram manchas na pele.
Os resultados são imediatos e seus efeitos duram, em média, de 6 meses a 18 meses de acordo com o tipo de preenchedor utilizado e o local de aplicação. Fatores individuais como idade, exposição prévia ao sol, espessura da pele podem alterar o intervalo das aplicações.
Saiba mais sobre Rinoplastia Estruturada:
Técnica moderna de rinoplastia que se destaca por oferecer resultados mais naturais
Individualização do procedimento cirúrgico por meio de estudos da harmonia facial e características próprias do paciente são diferenciais da rinoplastia estruturada
O nariz representa o ponto central de harmonia do rosto. Suas imperfeições de tamanho, formato e posição acabam prejudicando toda a estética facial, por isso merece atenção especial, não apenas pela beleza que representa, mas também pela importância funcional (respiração). Muitas vezes, para se corrigir essas imperfeições, a chamada rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz é uma boa opção.
De acordo com o cirurgião plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Ferrão Vargas, “o objetivo da rinoplastia é o resultado harmônico e natural, com traços adequados ao rosto da pessoa. Através da entrevista com o paciente, o cirurgião ouve as considerações dele e discute as necessidades e possibilidades de cada caso. O planejamento da cirurgia define estruturas ósseo-cartilaginosas nasais que mereçam tratamento: dorso, ponta, asas, columela e septo.”
O médico explica que a estrutura do nariz é complexa e varia de acordo com a raça, sexo, idade, constituição óssea da face e tipo de pele e a cirurgia plástica do nariz, quando realizada com técnica apurada, corrige alterações estéticas e oferece benefícios estéticos que melhoram de maneira importante o bem-estar e a auto-estima dos pacientes. Porém, Dr. André alerta para os casos em que se torna fundamental a observação de alterações funcionais associadas como as obstruções nasais. “Podem estar presentes deformidades anatômicas que devem ser corrigidas para que um resultado de cirurgia estética não seja comprometido com a permanência ou mesmo piora desses sintomas. Hoje, na rinoplastia, a cirurgia estética e cirurgia funcional são associadas para a obtenção de resultados mais satisfatórios para os pacientes.”
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Atualmente, a rinoplastia é dividida conceitualmente em duas correntes, a chamada clássica ou ‘redutora’ e a técnica mais moderna, chamada ‘rinoplastia estruturada’. O cirurgião afirma que “tradicionalmente, a rinoplastia baseava-se na ressecção das cartilagens nasais e redução do esqueleto osteocartilaginoso, buscando sempre como objetivo um nariz pequeno e ”arrebitado,” quase padronizado, nem sempre em harmonia com o rosto do paciente – o famoso “nariz de plástica.”
Segundo o cirurgião plástico, a ‘rinoplastia estruturada’ representa uma nova abordagem da cirurgia plástica de nariz, que objetiva a individualização do procedimento cirúrgico, por meio de estudos da harmonia facial, levando em consideração as características próprias de cada paciente e medidas faciais. “Na rinoplastia estruturada não é realizada apenas a redução de tamanho de estruturas nasais. A cirurgia é realizada com visualização direta das estruturas nasais e permite o remodelamento de aspectos inestéticos do nariz modificando a forma e as relações entre as cartilagens nasais. Desse modo buscam-se resultados mais previsíveis e duradouros. No mesmo procedimento, aspectos funcionais, como desvios septais e hipertrofia de cornetos, são concomitantemente tratados com a parte estética.”
Neste contexto, a rinoplastia pode ser aplicada em inúmeras abordagens, como, por exemplo para o refinamento da ponta nasal; o aumento ou diminuição da projeção do nariz; o encurtamento do nariz; o equilíbrio da relação dorso-ponta do nariz; a correção da queda da ponta nasal ao sorrir; a correção do desvio de septo; o tratamento da função respiratória; o estreitamento da base do nariz ou da base óssea; a prevenção de sequelas de rinoplastia e para a rinoplastia secundária.
Para o especialista, “embora a rinoplastia redutora ainda seja uma técnica muito utilizada e em mãos habilidosas permita resultados interessantes, hoje a rinoplastia estruturada, por permitir resultados mais previsíveis e harmoniosos, vêm assumindo papel de destaque. O grau de refinamento que pode ser obtido com esta cirurgia a torna, ainda que muito mais trabalhosa, muito gratificante para o paciente e para o cirurgião que a conduza com dedicação”, completa Dr. André.
IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.
IMPORTANTE:
A avaliação do paciente em consultório é fundamental para o diagnóstico correto e a indicação do plano de tratamento adequado. Aguardo seu contato para, de maneira individualizada, orientar e planejar o seu procedimento cirúrgico.